Canal da Bexiga
- Dra. Cíntia O.F. Sanada
- 6 de abr. de 2019
- 2 min de leitura
De acordo com a Medicina Chinesa a bexiga é a víscera do elemento Água, faz par com o órgão rim, no famoso caminho das águas, e participa do controle hídrico de nosso corpo e eliminação de toxidades. Para a MTC a bexiga tem a importante função de remover a água por meio da transformação da energia Qi, ou seja a bexiga irá receber o Qi dos rins e transformar os fluidos, reabsorvendo o que for puro e eliminando o que for impuro através da urina. Devido essa grande sintonia entre órgão e víscera, problemas nos rins podem afetar a bexiga e vice e versa. Dentre os problemas que podem afetar a bexiga temos os fatores patogênicos externos, internos e outros.

Fatores Patogênicos Externos: a exposição prolongada ao clima frio e úmido prejudica a bexiga, esse clima é propício ao surgimento e desenvolvimento de quadros inflamatórios como a cistite. Já a exposição prolongada ao clima quente e úmido facilita o surgimento de leucorreia, candidíase e outras patologias.
Fatores Patogênicos Internos: nesse campo posso citar a Emoção do Medo, esta por sua vez prejudica tanto a função da bexiga quanto dos rins. O medo ou a insegurança podem causar o déficit energético da bexiga, isso possibilita o surgimento da incontinência urinária e até o famoso xixi na cama.
O canal energético da Bexiga apresenta 67 pontos bilaterais em nosso corpo, trata-se do maior meridiano, seu trajeto começa no ângulo interno do olho, sobe pela testa, cruza o crânio de frente para trás, desce pela nuca, percorre próximo a linha mediana as nossas costa e desaparece na altura do cóccix, reaparece na parte alta da escápula e desce em uma linha paralela a anterior, ganha o membro inferior , percorrendo sua face posterior, a região poplítea e a parte medial do músculo gastrocnêmio, terminando na extremidade do quinto dedo do pé.

Relaciona-se com o temor, agindo sobre psiquismo eliminando emoções negativas regulando as inconstâncias de caráter causadas por doenças prolongadas. Filtra a tensão nervosa, tensão continua ligada ao medo ao temor de qualquer espécie, a inquietação.
Sintomas de alterações energéticas da Bexiga:
Sintomas de excesso de Qi- prostatite, retenção de urina, rigidez na nuca, dor aguda nas costas…
Sintomas de deficiência de Qi- frio nas costas, falta de vigor sexual, incontinência, formigamento das pernas…
Para manter seu equilíbrio e ter boa saúde:
Não tomar ou comer alimentos frios com frequência, principalmente tomar água gelada, frutas e sucos devem ser ingeridos em temperatura ambiente, pois o gelado sensibiliza o canal que já tem uma energia fria, causando assim desequilíbrios a nível energético, psíquico e físico.