DIETOTERAPIA CHINESA
A Dietoterapia Chinesa é rica em orientações que promovem equilíbrio objetivando a Saúde, Bem-estar e Recuperação do indivíduo. É estruturada sob princípios de Medicina Tradicional Chinesa quanto a sua natureza: fria, fresca, neutra, morna e quente e seu sabor ácido, amargo, doce, picante e salgado.
​
Através da avaliação diagnóstica juntamente com as preferências de cada pessoa possui quanto a temperatura dos alimentos e seu sabor é possível montar um cardápio que será a base do tratamento e do equilíbrio do corpo.
​
​
​
Seu alimento pode ser sua cura ou sua doença!!!!
​
​
​
Os alimentos frios eliminam calor e nutrem a base física do corpo e os alimentos frescos possuem ações moderadas. Alimentos neutros são aqueles de efeitos moderados, os quais não agravam quaisquer síndromes. Os mornos e quentes devem ser consumidos na presença de frio externo (gripes, resfriados) e internos. Assim, como os nomes indicam, os mornos aquecem moderadamente, enquanto os quentes têm um aquecimento mais intenso.
​
Cada sabor está associado a um dos Cinco Elementos da MTC e às suas propriedades terapêuticas, o
sabor Ácido vai para o Fígado, atuando na irritação, dores, doenças hepáticas e biliares; o Amargo para o Coração, atua na euforia e ansiedade, problemas circulatórios e cardíacos; o Doce para o Baço, atua na falta de apetite e excesso de peso, acúmulos de secreções; o Picante para o Pulmão, atua nas doenças respiratórias, na tristeza e depressão; e o Salgado para o Rim, atua nas articulações e ossos, insegurança e medo, tonificando seu órgão e suas funções.
​
Sabores e Alimentos
-
Ácidos: gergelim, ameixa, pimenta, carambola, coalhada, vinagre e conservas.
-
Amargos: trigo, café, cacau, rúcula, carqueja, chá verde e alho-poró.
-
Doces: arroz, carne bovina, abóbora, amêndoa, inhame, feijão e mamão.
-
Picantes: milho, hortelã, alecrim, pimenta, gengibre, alho, cravo e canela.
-
Salgados: soja, castanhas, sementes de abóbora e girassol, algas, aveia e sal.
​
.jpg)
.jpg)