Shiatsu
O shiatsu é uma técnica terapêutica japonesa milenar que utiliza os pontos e canais de acupuntura a fim de prevenir e tratar desequilíbrios físicos, emocionais e energéticos, produzindo um relaxamento profundo do corpo e seu equilíbrio.
​
Segundo tais teorias, o fluxo da energia vital (ou Chi, chinês, e Ki, japonês) se faz por meio de canais (vasos) no corpo humano - semelhante ao sangue pelas veias e artérias - conhecidos como canais. Em alguns pontos, o fluxo desta energia pode se alterar e criar um padrão de desequilíbrio ou desarmonia. Este se refletirá na saúde física e mental da pessoa acometida. No Shiatsu, os meridianos e seus pontos (os mesmos pontos da acupuntura) são pressionados para normalizar o fluxo da energia Ki.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Pesquisa em 2018, concluiu que o Shiatsu é eficaz na melhora dos sintomas de medo, angústia, dores musculares, depressão e ansiedade, através do reequilíbrio fisiológico e energético, sendo terapia complementar indicada na síndrome do pânico, sendo necessário comprovações por meio de estudos práticos para afirmar com exatidão as causas para determinar como e qual tipo de aplicação da shiatsuterapia.
Dados publicados da "Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento e Pesquisa na USP, 2013, comprova que o Shiatsu impacta na vida de pessoas com dores, segundo estudo da FMUSP, isso afirma a eficaz aplicação do Shiatsu no cenário das novas tecnologias em saúde como uma técnica terapêutica japonesa que impactou no bem-estar de pessoas portadoras de fibromialgia.
​
.jpg)
.jpg)