top of page

Depressão

  • Foto do escritor: Dra. Cíntia O. F. Sanada
    Dra. Cíntia O. F. Sanada
  • 27 de jan. de 2020
  • 1 min de leitura

É o estado de espírito marcado por sentimentos persistente de tristeza, acompanhados por falta de energia e perda de interesse pela vida, pensamentos repetitivos de preocupação e um perene mau pressentimento.

ree

A depressão pode ser desencadeada como reação a uma situação ou acontecimento estressante. Possui alguns fatores que podem aumentar a tendência a depressão, como experiência traumática na infância, morte dos pais, mudanças hormonais pós parto ou menopausa.


Sintomas: sentimentos de tristeza; choro por qualquer motivo; culpa; ansiedade e pânico; baixa autoestima; perda de interesse na vida; perda de apetite, falta de energia, baixa líbido.


Fatores predisponentes: fatores genéticos; estresse ou violência; isolamento.


Fatores desencadeantes: luto; partos seguidos; estresse; sensibilidade alimentar; desequilíbrios do nível de açúcar.


Importante: Sentimentos perturbadores de desamparo e pensamentos suicidas exigem cuidados médicos imediatos.

ree

Tratamentos:

Massagem: numerosos estudos comprovam a eficácia da massagem nos sintomas da depressão. Ela ajuda a aliviar a depressão em crianças, mães adolescentes, pessoas com fadiga crônica e com deficiência imunológica, pacientes com câncer, pacientes com dor crônica e os que estão deprimidos por estresse no trabalho.


Acupuntura: Estudos comprovam que atua nós neurotransmissores cerebrais - três pesquisas indicam que a acupuntura é tão eficaz quanto alguns remédios antidepressivos.


Fonte: Terapias complementares, Guia Veja de Medicina e Saúde

 
 
 

Comments


bottom of page