Estresse
- Dra. Cíntia O. F. Sanada
- 27 de jan. de 2020
- 1 min de leitura
O estresse é uma reação natural a qualquer situação de tensão física ou mental, ao longo da vida, é normal enfrentar situações que demandam certa quantidade de estresse. Porém, se elas são muito frequentes, a grande exigência física e mental pode resultar num problema de saúde.
Sintomas:
Físicos: cansaço; dores de cabeça frequentes, causadas por tensão; dores musculares; piora dos sintomas de doenças pré existentes; dificuldade física de lidar com os problemas.
Psicológicos: ansiedade; choro frequente; irritabilidade; falta de concentração; dificuldade de tomar decisões; problemas de sono; perda de apetite; baixos níveis de energia e motivação; incapacidade psicológica de lidar com os problemas.
Causas:
Fatores predisponentes: personalidade ansiosa; saúde geral insatisfatória; falta de apoio social.
Fator desencadeante: acúmulo de aborrecimento diários ou circunstâncias intensas ou traumáticas.
Tratamentos:
Terapias do toque: pesquisas sobre os efeitos calmantes e antiestressantes da massagem e da reflexologia afirmam, sistematicamente, que elas reduzem a produção de cortisol e outros hormônios do estresse. Essas terapias são benéficas para pessoas com diabetes, fadiga crônica, câncer de mama, asma, anorexia, queimaduras, transtorno de estresse pós traumático, crianças prematuras e trabalho de parto.

Acupuntura: equilibra a energia e previne o estresse, atua em situações de preocupação e ansiedade, inúmeros estudos apontam para resultados positivos.
Fonte: Terapias complementares, Guia Veja de Medicina e Saúde
Saiba mais sobre saúde, equilíbrio de corpo e mente são a resposta para uma vida plena.