ANSIEDADE
- Dra. Cíntia O.F. Sanada
- 11 de abr. de 2017
- 1 min de leitura

A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central consequente à interpretação de uma situação de perigo. Parente próxima do medo (muitas vezes a diferenciação não é possível), é distinguida dele pelo fato de o medo ter um fator desencadeante real e palpável, enquanto na ansiedade o fator de estímulo teria características mais subjetivas.
A ansiedade é o grande sintoma de características psicológicas que mostra a intersecção entre o físico e psíquico, uma vez que tem claros sintomas físicos, como: taquicardia (batedeira), sudorese, tremores, tensão muscular aumento das secreções (urinárias e fecais), aumento da motilidade intestinal, cefaleia (dor de cabeça). Quando recorrente e intensa também é chamada de Síndrome do Pânico (crise ansiosa aguda). Toda esta excitação acontece decorrente de uma descarga de um neurotransmissor chamado Noradrenalina, que é produzido nas suprarrenais, lócus cerúleos e núcleo amigdaloide.
A Medicina Chinesa dispõe de estratégia própria para tratamento da Ansiedade que consiste na identificação e avaliação das causas em primeiro lugar, seguida de um programa terapêutico abrangente, ajustado ao diagnóstico e adequado ao paciente, sem químicos e sem efeitos secundários.
A instabilidade emocional ativa a essência Shen, que perturba a cognição e impede a construção de pensamentos e idéias estáveis. essa condição aumenta a velocidade das energias e produz calor em excesso dando origem a ansiedade.
O tratamento através da Acupuntura visa regular a temperatura causada pelo excesso de calor nas emoções, harmonizar a atividade emocional e estabilizar o fluxo energético orgânico. Sendo possível tratar a hipertensão associada a ansiedade.