RAIVA
- Dra. Cíntia O.F. Sanada
- 11 de abr. de 2017
- 2 min de leitura

NA VISÃO DA MEDICINA CHINESA
Para a medicina tradicional chinesa, raiva em excesso é o motor primário de desarmonias no organismo humano, é fator desencadeante para surgimento de dores e doenças.
Sentir raiva não é de um todo ruim, o ruim é permanecer ou carregar essa emoção em excesso diariamente e por longa data.
De acordo com a teoria dos 5 elementos o sentimento de raiva pertence ao elemento Madeira, também pertencentes a madeira estão o órgão fígado, a víscera vesícula biliar, os olhos e os tendões.
Se a raiva domina, o fígado sofre, é porta aberta para problemas hepáticos, os olhos ficam vermelhos, sinal de intoxicação do fígado, até existe a expressão “os olhos vermelhos de raiva”, notem a profundidade desses conceitos e a extraordinária correlação dos fatos.
A raiva também ataca a vesícula biliar, facilita o surgimento de pedras na vesícula e outros problemas. Esta víscera segundo a MTC é responsável pelo sono, ou seja, uma vesícula biliar que sofre promove o surgimento de distúrbios do sono como insônia, sono não reparador, pesadelos, terror noturno entre outros.
Os tendões também sofrem com a raiva. Sabemos que movimentos repetitivos nas atividades de trabalho promovem as famosas tendinites ou bursites, porém nem todos os trabalhadores submetidos aos mesmos movimentos repetitivos adquirem tais problemas.
O fator determinante nessa receita pode ser a adição da raiva (estresse) junto aos movimentos repetitivos.
O tratamento através da acupuntura é direcionado a emoção em desequilíbrio, ativando a Vesícula Biliar e fortalecendo a decisão. Também nutre o sangue e o Fígado, estimula a reabsorção do Yang Qi, e organiza a atividade energética emocional. Atua aquecendo e dissolvendo os nódulos emocionais criados pela mágoa, estimulando o discernimento e regularizando os pensamentos, potencializando com isso a intuição, ativando a decisão e execução, esses efeitos serão notados pelo próprio paciente depois que a raiva a causa primária dos desequilíbrios for tratada.