GLAUCOMA
- Dra. Cíntia O.F. Sanada
- 21 de jul. de 2017
- 1 min de leitura
A doença é considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O problema atinge cerca de 65 milhões de pessoas no planeta e é o motivo de 4,5 milhões de casos de perda total de visão, de acordo com a Associação Mundial do Glaucoma.

O glaucoma é uma doença que prejudica o nervo óptico e afeta primariamente a visão lateral. É a maior causa de cegueira em todo o mundo. Embora muitos tratamentos estejam disponíveis, incluindo colírios, tratamento com laser e procedimentos cirúrgicos, alguns pacientes podem procurar abordagens de medicina complementar ou alternativa tal como a acupuntura para suplementar seu tratamento regular.
´´os olhos são a janela da alma``. Isso porque o olhar revela o estado geral da Mente (Shen) do indivíduo, além do estado de todos os Órgãos Vitais. Uma pessoa com os olhos brilhantes, com vitalidade, luminosidade, e movimentação normal, reflete um estado de saúde favorável, especialmente no que diz respeito aos aspectos mais sutis, ou seja, sua Mente e seu Espírito (aspectos psíquicos-emocionais). Um olhar enevoado, sem brilho, fixo ou com movimentos excessivos são um indicativo de um prognóstico difícil, qualquer que seja a desarmonia.
Os olhos estão relacionados a energia do Fígado e suas disfunções podem ser vistas nos olhos, como as doenças oculares, vermelhidão, amarelidão, dores, ressecamento, lacrimejamento.