top of page

OBESIDADE

NA VISÃO DA MEDICINA CHINESA

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal em excesso ao ponto de poder ter impacto negativo na saúde, o que leva à redução da esperança de vida e/ou aumento dos problemas de saúde.



A obesidade aumenta a probabilidade da ocorrência de várias doenças, em particular de doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, apneia de sono, alguns tipos de cancro e osteoartrite. A causa mais comum de obesidade é uma combinação de uma dieta hiperenergética, falta de exercício físico e susceptibilidade genética, embora alguns casos tenham origem principalmente por conta de genes, transtornos endócrinos, medicamentos ou transtornos mentais.


A carência emocional excessiva tensiona e obscurece a mente e atrapalha o indivíduo reconhecer suas próprias capacidades. Além disso a alta ingestão de alimentos úmidos que leva a uma sobrecarga no processo de digestão que em desequilíbrio forma Umidade, que se trata de um fator patógeno que se movimenta muito lentamente, causando assim a estagnação de energia que leva a alteração da forma corporal, que pode ocorrer também nos órgãos como o fígado (esteatose hepática).


A acupuntura atua no intuito de ativar a energia Yang (responsável pelo movimento) nesse caso no elemento Terra (canais Baço e Estômago), melhorando assim o processo de digestão. Vai atuar eliminando o calor do estômago, aumentando a saciedade, eliminar a umidade abdominal e controlar o apetite, devido a isso há a tão esperada redução de peso corpóreo.

bottom of page