top of page

FIBROMIALGIA

NA VISÃO DA MEDICINA CHINESA

A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Comumente a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga, intolerância ao exercício e sono não repousante (isto é, a pessoa acorda cansada).

Os estudos mais recentes mostram que os pacientes com fibromialgia apresentam uma sensibilidade maior à dor do que pessoas sem fibromialgia. Isto não é relacionado com o fato de se ser "forte" ou "fraco" para dor. Na verdade, seria como se o cérebro das pessoas com fibromialgia estivesse com um "termostato" desregulado, que ativasse todo o sistema nervoso para fazer a pessoa sentir mais dor.

Desta maneira, nervos, medula e cérebro estariam fazendo que qualquer estímulo doloroso seja aumentado de intensidade. Uma parte do corpo que estamos sempre machucando no nosso dia-a-dia é a musculatura. Em pessoas sem fibromialgia, estes pequenos traumas, distensões e tensões passam despercebidos. Na pessoa com fibromialgia as dores vindas destas lesões são amplificadas, e começa o grande "círculo vicioso" dentro do músculo: a musculatura fica dolorida e contrai (tensiona) e esta tensão leva a mais dor, que tensiona mais o músculo, e assim por diante. A pessoa começa a não dormir bem (vide adiante) e não se exercitar, o que piora a dor muscular, mantendo o ciclo. Sintomas de depressão e ansiedade também podem piorar o quadro.

A fibromialgia pode aparecer depois de eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave. O mais comum é que o quadro comece com uma dor localizada crônica, que progride para envolver todo o corpo.

Na Medicina Chinesa explica-se a Fibromialgia como acometendo mais mulheres de meia idade do biotipo madeira com terra, são mulheres que deixaram de lado sua própria vida e satisfações particulares para cuidar dos anseios e necessidades da família.

Devido a esse estado de suprimir seus desejos e viver em submissão à sua família ela acaba por enfraquecer as energias do Fígado e Vesícula Biliar, o que equivale organicamente a diminuir o fluxo de sangue aos tendões e ao campo emocional, levando assim a uma tensão excessiva e crescente no dia a dia, o que irá repercutir em uma tensão excessiva no processo digestivo do Baço, que irá produzir umidade, que como já se sabe produz movimentos lentos que levarão a estagnação energética, o resultado de tal desequilíbrio são músculos tornando-se hiper sensíveis, tensos e doloridos.

A acupuntura atua no sentido de purificar e fortalecer a estrutura do sangue, melhorando a atividade dos músculos e tendões, irá estimular a formação de calor que deverá aquecer e diluir as estagnações no sangue e com isso alívio das dores e relaxamento não apenas a nível físico, mas também em nível emocional, trazendo equilíbrio no corpo como um todo.

bottom of page