EDEMA NAS PERNAS
- Dra. Cíntia O.F. Sanada
- 2 de mai. de 2017
- 1 min de leitura
NA VISÃO DA MEDICINA CHINESA
O edema é um inchaço produzido nos tecidos moles pelo aumento do líquido extracelular.
O edema pode ter origem mecânica ou físico-química. O primeiro acontece quando se altera a circulação de sangue que retorna ao coração, e o segundo quando existe um desequilíbrio no intercâmbio de substâncias entre o sangue e os tecidos.
As causas de origem físico-química são locais (processos infecciosos, inflamatórios ou alérgicos, traumatismos) ou gerais (desnutrição, problemas renais ou endócrinos).
O ganho de peso sem causa aparente que o justifique é um sinal que costuma preceder o edema visível. Um dos primeiros sintomas que observa o paciente é que um anel fica mais apertado do que antes, ou têm dificuldade em calçar sapatos.

Na Medicina Chinesa o edema é ocasionado pela diminuição na mobilidade dos líquidos do corpo que levam a estagnação que nesse caso ocorre pelo aumento do frio interno que irá consumir o Yang (responsável pelo movimento), devido a isso tudo haverá a alteração da forma física ao qual conhecemos como edema.
A acupuntura fortalece o Yang, que irá mobilizar os líquidos antes estagnados, nutrirá com mais eficiência os vasos linfáticos que terão a melhora de sua absorção e direcionamento dos líquidos ao sistema geniturinário. A ajuda do paciente é imprescindível uma vez que se faz necessário a diminuição do uso do sal na alimentação.