CIATALGIA
- Dra. Cíntia O.F. Sanada
- 2 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
NA VISÃO DA MEDICINA CHINESA
INFLAMAÇÃO DO NERVO CIÁTICO (ISQUIÁTICO)
Ciática, ou ciatalgia, é a dor ao longo do curso do nervo ciático, geralmente resultado de comprometimento de raiz nervosa na coluna, mas pode ser também por compressão ou inflamação do próprio nervo. Quando além da dor no trajeto do nervo, o paciente apresente dor lombar, utiliza-se o termo "lombociatalgia".
De acordo com o dito popular existem três classes de pessoas, às que ainda não tiveram dor ciática, aqueles que estão realizando tratamento e aqueles que futuramente se depararão com essa realidade. Normalmente essa afecção tem início súbito e é muito dolorosa, com o tempo tende a tornar-se crônica e dessa forma vai minando a produtividade, a qualidade de vida e a saúde.
Na medicina ocidental, trata essa afecção apenas como um processo inflamatório ou como uma compressão de raízes nervosas que podem provocar dor local e também irradiada, porém essa visão limitada restringe outros fatores que são fontes de dor, mas que não aparecem nos exames de imagem, pois são mais sutis e podem ser sentidos e percebidos através dos métodos diagnósticos tradicionais orientais que baseiam-se em uma medicina funcional energética.

A Medicina Chinesa não descarta tais possibilidades anatômicas e estruturais, pois são evidentes e grosseiramente visíveis. A medicina ocidental, trata normalmente através do uso de anti-inflamatórios e procedimentos cirúrgicos, que via de regra em poucos meses apresentarão novas crises.
Ao se tratar de uma dor que se irradia da lombar, passando pelo bumbum (glúteos) e descendo pela porção posterior de coxa e perna, trata-se do canal da Bexiga, que está ligada a insegurança e ao medo que a pessoa sente em exagero, com isso tornando a energia fria e fluída. Caso a dor percorra a lateral da perna, está ligada ao canal da Vesícula Biliar, que se associa emocionalmente a indecisão que ocasiona desequilíbrio.
Na Medicina Chinesa são levados em conta para o tratamento os desequilíbrios tanto físicos ocasionados por estruturas lesionadas, mas também pelo aspecto emocional que tem influencia no desencadear das doenças físicas ou ainda doenças físicas que desencadeiam desequilíbrios
emocionais.
Através da Acupuntura atua-se no equilíbrio tanto fisiológico quanto emocional, aquecendo e ativando as energias, eliminando o frio, fortalecendo e ativando a circulação do sangue e da estrutura da coluna vertebral, melhorando as dores e favorecendo maior amplitude de movimento que nesse caso fica deficiente, levando o paciente a restringir seus movimentos devido a dor excessiva. Também atua na melhora do sangue que em muitos casos fica debilitada devido a dor que ocorre quando a pessoa deita-se para dormir, tonando um sono reparador impossível.