SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO
- Dra. Cíntia O.F. Sanada
- 13 de abr. de 2017
- 1 min de leitura
NA VISÃO DA MEDICINA CHINESA

A Síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço.
O carpo pode ser comprometido devido a uma compressão a distância, compressão do nervo mediano em outras regiões, dentre elas músculos ou ossos, referindo a dor a região do punho.
Na medicina tradicional chinesa (MTC) o punho é regido pelo coração juntamente com os meridianos que estão passando pela região. Na MTC a matriz emocional relacionada ao punho é a frustração e os meridianos envolvidos são circulação e sexo, pulmão e intestino delgado.
O aparecimento do quadro da síndrome do túnel do carpo, excetuando-se os casos traumáticos, deve-se a obstrução de Qi e de Xue (sangue), do canal de energia principal do Xin Bao Luo (circulação e sexo), e de seu canal de energia tendinomuscular.
É causada pela irregularidade energética do Fígado; que agita a energia do Coração provocando a formação de Calor. Esses dois padrões de desequilíbrio energético diminuem a nutrição dos tendões, enfraquece os músculos e provoca a inflamação do túnel carpal.
A acupuntura tem efeito analgésico local, diminui o calor na articulação de punho, melhora a nutrição energética regional e atuam no túnel carpal, nutrindo os tendões e o ativa a energia dos tendões e músculos lesados.