PROBLEMAS MENSTRUAIS
- Dra. Cíntia O.F. Sanada
- 13 de abr. de 2017
- 1 min de leitura
NA VISÃO DA MEDICINA CHINESA

Em chinês, menstruação chama-se Jue Jing, que significa ciclo da lua, já que, assim como o dela, nosso ciclo tem 28 dias e fases semelhantes.
O ciclo menstrual não é diferente; ele obedece a uma lógica de alternância entre as energias Yin e Yang, o que explica nossos comportamentos e emoções diferenciadas em cada época do ciclo.
Assim como na medicina ocidental, a menstruação marca o inicio do ciclo; esta fase corresponde a transformação do Yang em Yin, onde houve máxima preparação para a recepção do embrião mas não houve fecundação. A menstruação é também chamada de Mar de Sangue em que seu fluxo depende do fluxo da energia, que se dirige para baixo.
Neste período, dores, sangramento excessivo ou escasso, coágulos ou qualquer outro tipo de alteração mostra desequilíbrios relacionados a energia ou ao sangue. A mulher deve resguardar-se ao máximo, evitando atividade física, relação sexual e alimentando-se bem neste período.
O sistema reprodutor feminino é nutrido energeticamente pelo sangue do fígado, pelo Jing Qi do Rim e a energia do Baço. É coordenada pela energia do fígado, que encaminha o sangue sujo até o útero para ser eliminado. o processo menstrual favorece o equilíbrio interno.
O excesso de desequilíbrio produzido principalmente pela frustração interna favorece a raiva, esse comportamento irritadiço, aumenta a irregularidade do sangue no fígado e enfraquece o útero.
A acupuntura atua harmonizando a energia do Fígado, estimulando a passagem de sangue ao útero e fortalecendo o mesmo, com isso harmonizando o processo menstrual.