INSÔNIA
- Dra. Cíntia O.F. Sanada
- 13 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
NA VISÃO DA MEDICINA CHINESA

Considera-se que uma pessoa sofre de insônia quando regular e continuadamente ocorre uma, basta uma, das situações:
Demasiado tempo para adormecer
Dificuldade em dormir a noite toda
Sonhos e pesadelos nocturnos
Necessidade de levantar a meio da noite
Afetando cerca de 20% da população nos países ocidentais a incidência da insónia é mais expressiva em ambientes urbanos em pessoas do sexo feminino e em idosos.
Não sendo uma doença em si, a insônia é antes uma condição que resulta de fatores múltiplos, pelo que a cura deve incidir na eliminação das causas.
Problemas associados à insônia:
Stress, ansiedade e depressão
Adolescência ou envelhecimento
Cafeína, nicotina e álcool
Alguns medicamentos
Dores, problemas respiratórios e digestivos.
Hábitos de sono irregulares
Para além do repouso físico e psíquico que o sono proporciona, enquanto dormimos ocorrem processos metabólicos essenciais que contribuem para o crescimento harmonioso do organismo (crianças e adolescentes), para o equilíbrio energético necessário a uma vida saudável e para o desenvolvimento da intuição e criatividade da mente.
A mais antiga literatura de Medicina Chinesa, o Tratado de Medicina Interna do Imperador Amarelo, 3.000 anos A.C refere já influência de cada tipo de desarmonia, excesso de yin ou de yang, na qualidade do sono e na forma como se manifesta a insônia.
Segundo a Medicina Chinesa, os casos de insônia estão associados a distúrbios energéticos no coração e no fígado.
A energia yin do fígado está ligada às emoções e à nossa atitude perante o mundo, pelo que o stress ou perturbações emocionais afetam a qualidade do sono e provocam insônia.
A energia yang do coração, ligada à razão, quando em excesso entra em conflito com o fígado, perturbando o equilíbrio necessário ao sono.
Cansaço, preocupações e stress podem prejudicar o baço e o pâncreas causando deficiência do sangue e consequente insônia.
Alimentação irregular ou excessiva debilita o baço e provoca umidade e calor no estômago que sobe, perturbando a mente.
A acupuntura visa reequilibrar, organizar e acalmar as emoções, diminuindo a agitação, estimular a glândula pineal a produzir o hormônio do sono, a melatonina.