HIPERTENSÃO ARTERIAL
- Dra. Cíntia O.F. Sanada
- 13 de abr. de 2017
- 1 min de leitura
NA VISÃO DA MEDICINA CHINESA

A pressão arterial refere-se à força exercida pelo sangue contra a parede das artérias, após ser bombeado pelo coração. Quando o coração se contrai para bombear o sangue de seu interior para o corpo, a pressão arterial atinge o valor máximo e recebe o nome de sístole. Quando há o relaxamento da musculatura cardíaca, o sangue volta a encher as suas cavidades e a pressão cai para seus valores mínimos e é denominada diastólica.
De acordo com os critérios internacionais estabelecidos, os valores ideais da pressão arterial são 120mmHg x 80mmHg. Acima desses valores considera-se hipertensão.
A medicina tradicional chinesa não considera a hipertensão assintomática como uma categoria de doença, porém, quando há sinais e sintomas tais como dor de cabeça (tou tong), distensão na cabeça (tou zhang), tontura (xuan yun), palpitações (xin ji), insônia (bu mian) e entorpecimento e formigamento (ma mu) ela é considerada um desequilíbrio energético ou um padrão sindrômico.
Essa desordem pode ter várias origens, a começar pela tendência a um determinado desequilíbrio energético, ou seja, a um desequilíbrio funcional, herdado dos pais no momento da concepção.
Ocorre que o Calor do Coração é transferido ao sangue. O calor no sangue consome os líquidos orgânicos e aumenta a densidade de sua estrutura, esse processo enfraquece a energia do coração e provoca a hipertensão arterial.
A acupuntura favorece o equilíbrio energético do Coração, da estrutura do sangue e restabelece o Yang Qi. Trata o sangue e o Coração, consome o calor do sangue e ativa os líquidos orgânicos e harmoniza a energia do Coração.