GASTRITE
- Dra. Cíntia O.F. Sanada
- 11 de abr. de 2017
- 1 min de leitura

A gastrite é uma doença inflamatória que se caracteriza por acometimento da camada de tecido mais superficial que reveste o estômago, chamada de mucosa gástrica. Divide-se em duas classificações gerais, gastrite aguda e gastrite crônica.
A gastrite aguda de tipo simples é a mais frequente. Ambas são tratáveis com a acupuntura, podendo ser de fácil recuperação (aguda) como demorar algumas semanas ou até meses (crônica).
Do ponto de vista oriental a gastrite possui uma forte influencia emocional. Havendo a necessidade do tratamento tanto funcional como emocional. Com a acupuntura sistêmica (corpo) como auricular (orelha), e em alguns casos sangria para esfriar o calor interno que age no Estômago originando a doença e sendo provocado pelo consumo exagerado de alimentos quentes e úmidos.
Em ambas filosofias os sintomas mais comuns são: Desconforto na região superior do abdômen: pode ser representado por dor ou apenas um desconforto. Alguns pacientes podem relatar dor em queimação; dor que melhora com a ingestão de alimentos. Náuseas e vômitos, geralmente acompanhando o desconforto. Saciedade precoce, ou seja, sensação de empachamento logo após a alimentação. Esse sintoma pode levar à redução e perda de apetite.
A acupuntura irá harmonizar a temperatura do Estômago, ativando sua função de separar os alimentos. Também atuará expelindo o calor interno das vísceras e do próprio Estômago, regulando assim a secreção de ácido clorídrico (produz digestão dos alimentos), direcionando o tratamento ao sistema digestivo e também nos casos em que o paciente apresente Azia.