top of page

CEFALEIA

NA VISÃO DA MEDICINA CHINESA

Segundo a International Association for the Study of Pain a cefaleia é a condição neurológica mais prevalente dentre os sintomas frequentemente vistos na prática clínica.


A medicina tradicional chinesa considera fatores internos, climáticos, emocionais e dietéticos como fatores causais geradores da cefaleia.


Segundo a medicina tradicional chinesa, as principais causas de cefaleia são:

1- Constituição;

2- Emoções;

3- Trabalho mental excessivo;

4- Excesso de trabalho;

5- Atividade sexual excessiva;

6- Alimentos;

7- Traumas;

8- Processos expansivos intracranianos;

9- Fatores patogênicos externos (climáticos).


O tratamento das cefaleias envolve inicialmente uma avaliação bioenergética para determinar as causas da cefaleia, sendo que a com mais ocorrência na clínica acontece com o envolvimento emocional, que gera a ascensão do Yang Qi à cabeça, provocado pela irregularidade do sangue no fígado. Normalmente a cefaleia está relacionada ao descontentamento profundo, provocado por decisões erradas, geradoras e mantenedores de irritação.


A acupuntura atua regularizando e fortalecendo a atividade energética do Fígado, fortalecendo a decisão através do equilíbrio da Vesícula biliar, prevenindo a frustração e a irritação. Organizando todas as irregularidades na cabeça, estimulando assim a circulação energética nos canais de energia, levando assim ao relaxamento dos músculos (cabeça e face) e clareando as idéias.

bottom of page