O QUE É VENTOSATERAPIA?
- Dra. Cíntia O. F. Sanada
- 7 de abr. de 2017
- 1 min de leitura
Fundada na medicina tradicional chinesa, a técnica promove uma série de benefícios para o corpo e para os músculos através da colocação de copos (ventosas) em pontos de acupuntura, que produzem hiperemia (melhoria da circulação do sangue) e, consequentemente, efeitos terapêuticos.

Prevenção e auxílio no tratamento de lesões musculares; relaxamento dos músculos; tratamento de dores superficiais; tratamento de asma, resfriado e problemas respiratórios; liberação de endorfina, serotonina e outras substâncias analgésicas.
QUEM PODE FAZER? Bebês, idosos, grávidas, adolescentes, atletas, sedentários: todos podem fazer a ventosaterapia." A única contra-indicação é para aqueles que ingerem remédios anticoagulantes".
POR QUE A VENTOSATERAPIA É TÃO PRATICADA POR ATLETAS DE ELITE? Atletas profissionais estão acostumados com rotinas intensas de treinos, onde a dor é praticamente constante - e qualquer método que possa aliviar as tensões é bem-vindo. Completamente natural e indolor, a ventosaterapia é uma maneira eficiente de evitar lesões, aliviar dores musculares e, de quebra, melhorar o desempenho do atleta. "A técnica relaxa o músculo, permitindo que o exercício seja praticado de forma mais natural e sem dor", explica Dr. Hong. "Ela libera endorfina, serotonina e substâncias analgésicas que fazem com que o paciente fique mais relaxado, com menos dores e durma melhor - logo, no dia seguinte, tenha um preparo físico e psicológico melhor". Outro benefício é a melhoria da respiração, o que, para um atleta de elite, faz uma grande (e positiva) diferença na performance.