top of page

Quer perder peso com saúde?


Aqui vão algumas dicas importantes, que devem ser seguidas para se alcançar o objetivo:

1- NÃO PULAR AS REFEIÇÕES Muitas pessoas acham que deixando de jantar, por ex, irão emagrecer, mas isso não é verdade, cada vez que você pula uma refeição, o seu corpo entende que está havendo uma escassez de alimento e com isso ele irá acumular gordura para não passar fome. Na visão da Medicina Chinesa, emagrecer significa substituir aquilo não nutre por alimentos que fortalecem o corpo. Como no exemplo, que usei o Jantar, não deve ser deixado de lado, mas sim ao invés de comer comidas que exigiram maior trabalho do organismo para sua digestão em um horário em que ele está mais lento, se preparando para o descanso, você deve nutrir-se bem, troque a carne por legumes, dando preferência por prepará-los em forma de sopa, principalmente se forem batidos no liquidificador, centrífuga, processador, você recebe todos os nutrientes necessários sem exigir da digestão. Você acordará mais bem disposto.

2- EVITAR CARNES E LATICÍNIOS Na Medicina Chinesa ambos são vistos como alimentos que levam à formação de agentes patogênicos, como o muco e calor, que contribuem para o aumento de peso e formação de massas e nódulos, com isso a famosa gordurinha localizada, sem falar que muco e calor juntos, são as também conhecidas inflamações, como a celulite e várias outras doenças. Para perder peso, você deve substituí-los ou reduzir ao máximo seu consumo, trocando por alimentos naturais e livre de gorduras, no lugar de carne vermelha, coma carne branca, e o leite animal, troque por leite de soja, de coco, chá de folhas de amora que tem 22 vezes mais cálcio que o leite.

3- ACRESCENTAR SABORES PICANTES E AMARGOS Na Medicina Chinesa esses sabores contribuem para a eliminação de resíduos e ajudam a equilibrar a vontade de comer doces. O sabor Picante atua diretamente no Pulmão, beneficiando as vias respiratórias, que ficam enfraquecidas pelo excesso de peso, um bom exemplo, é a falta de ar ao caminhar, pedalar, correr e praticar exercícios, e elimina edemas. Você pode incluir na sua alimentação: Agrião - Alho - Alho poró - Cebola -Cebolinha - Mostarda - Hortelã, entre outros. O sabor Amargo atua diretamente no Coração, favorece os vasos sanguíneos, com isso melhora a circulação, estimula a diurese e a eliminação de resíduos. Você pode incluir na sua alimentação: Centeio - Acelga - Agrião - Alface - Aspargo - Azeitona - Bardana - Berinjela, entre outros.

4- TOMAR CHÁ Na Medicina Chinesa, eles são indispensáveis, essenciais na redução de edemas, lubrificação dos intestinos e hidratação da pele.os chás indicados são: Hibisco - melhora edema; Gengibre - estimula o metabolismo; Chá verde - melhora a disposição e as funções digestivas.

5- SUPLEMENTOS NATURAIS Na Medicina Chinesa, é utilizado para ajudar na redução de peso, além de contribuir na saúde geral do corpo, sem trazer danos a saúde. São bons exemplos, as cápsulas de algas, como Spirulina ou Chlorella, que favorecem a perda de peso e contribuem para a nutrição do organismo. Também pode-se recomendar: Cápsulas de Cártamo e Centella asiática, que favorecem a queima de gordura. Não se esquecendo de sempre ter uma boa ingestão de água.

6- CONSUMIR VEGETAIS Para um nutrição completa devem ser consumidos integrais, aqui refere-se a grãos, leguminosas, sementes, frutos, frutas e verduras, que possuem nutrientes abundantes necessários ao organismo.

7- CONSUMIR SEMENTES COM ÔMEGA 3 Esses alimentos contribuem coma perda de peso, favorecem a limpeza das artérias, com isso, contribuindo com a redução do colesterol ruim e reduzindo riscos cardiovasculares. Bons exemplos São: Linhaça - Chia - Amaranto, todos eles boas fontes de ômega 3.

8- REDUZIR O SAL E ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS Reduzir o sal é essencial para ajudar a diminuir inchaços e favorecer a circulação, uma excelente e valiosa dica é trocá-lo pelo Sal Rosa (Sal do Himalaia), que contém mais de 80 minerais benéficos à saúde, também procurar incrementar seus temperos com ervas. Também é preciso reduzir o consumo de produtos industrializados, pois são ricos em sódio, devido a sua conservação, o que contribui aos riscos cardíacos e pressão alta, além disso contém componentes como, óleo de soja, glutamato monossódico e aromatizantes, todas substâncias que agridem o organismo.

9- SUBSTITUIR O AÇÚCAR BRANCO Não apenas as pessoas diabéticas ou predispostas a tal problema deviam reduzir ou tirar de seu cardápio o açúcar, principalmente o branco, que passa por processo químico para ganhar a cor e a textura. O açúcar contribui para a formação de umidade e muco, o que resulta por exemplo, em nódulos de gordura, acúmulo de líquidos, edemas, sistema nervoso afetado, como ansiedade. Uma excelente dica é substituir por ingredientes nutritivo, como mel, estévia e açúcar de coco.

10- PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS Para um corpo e mente saudáveis é preciso movimentar-se, nosso corpo foi feito para se mexer, ficar parado significa, enfraquecer ossos, músculos, articulações, órgãos, é fundamental manter-se ativo. Não importa a atividade escolhida o importante é praticar com regularidade, pode ser andar de bike, correr, caminhar, ir a academia, andar de patins, skate, surfar, dançar, praticar pilates, yoga.

Também acrescentar exercícios para mente como meditar, pintar, desenhar, tudo que tranquilize a mente e te faça feliz.

Essas são as dicas, e se você quiser contribuir ainda mais, pode contar com Massagem, Ventosa, Acupuntura, Auriculo, Dieto e Fito Chinesas.

bottom of page